quinta-feira, 29 de março de 2012


Binary Domain vale a pena?

                                       

Acredito que é um bom jogo pra distrair enquanto não sai nada melhor. Binary Domain possui uma mecânica de TPS tradicional bem implementada. Não trás nada de novo à mesa, mas executa o básico bem o suficiente pra não incomodar e permitir que você jogue até o fim. Isso se você suportar se reviver toda hora. A maioria dos chefes são enormes, agressivos, você tem pouca cobertura pra se esconder, é difícil esquivar dos ataque e pra completar, um único golpe já te nocauteia. 




Fora esse ponto chato, o combate é divertido e tem uma boa mecânica de desmembramento dos inimigos(todos robôs), inspirada por Dead Space. Nesse ponto é que o jogo brilha, é bem prazeroso moer a lataria inimiga na base do tiro. O modo como os robôs se despedaçam, o fato de cada parte do corpo implicar em um tipo de reação, é muito bom. você pode optar por derrubar logo os inimigos moendo suas pernas, ou desarma-los. Destruir a cabeça faz emes se atacarem. Ou seja, tem algumas opções estratégicas interessantes e nem sempre a mais obvia será a melhor. A tal dinâmica de comunicação com os outros personagens, que era algo que os desenvolvedores estavam colocando como ponto alto do jogo, não passa de um sistema de comando tão raso quanto de qualquer jogo que tenha esse tipo de interação. Uns poucos QTEs também chegam a aparecer pra te chatear, mas são apenas tipo 3 ou 4 durante o jogo todo. Não estraga a experiência, mas também não a melhora.


O jogo aborda o velho tema homem versus máquina. Por acaso alguém se cansa desse tema? Eu curto na certa. Blade Runner, Exterminador do Futuro, Eu Robô, é possível ver semelhanças com todos esses. Mas o estilo narrativo japonês normalmente usado pra esse tipo de jogo, eu não curto. Digamos que Metal Gear 3 é o limite pra mim. Metal Gear 4 já foi “over the top” demais. Quando começa a ficar ridículo, mesmo que seja de propósito, dentro de certos temas, não dá certo. Binary Domain tenta seguir essa escola. O jogo não decide se: se leva a sério ou não. Personagens Extremamente caricatos, cutscenes de ação “over the top” e uma trama que começa bem e no final beira o ridículo! Por tanto prepare-se, quanto menos esperar da história, melhor pra você. Se conseguir abstrai-la ou rir com ela, ótimo! 


Visualmente o jogo tem um estilo clean que tenta justificar os gráficos medianos e texturas lavadas. Até que ele se sai bem nisso, os gráficos não estão nem perto de ser top, mas também não agridem a vista como outros recém lançados (Resident Evil:ORC). Funciona bem, cumpre seu papel.


Veredicto:
Se você gosta de TPS, gosta de lutar contra a soberania das máquinas, não liga muito pra gráfico ou história e está entediado por não ter nada de bom pra jogar, seja bem vindo! Esse jogo não é excelente, mas vai ajudar a matar o tempo até sair Max Payne 3. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário