domingo, 18 de março de 2012

Eu e os video games.



     Bom, quando eu era pequeno, jogava Atari na casa dos primos. Nunca tive um Atari, e acabei tendo meu primeiro vídeo game graças ao plano Collor! Com aquela de congelar as paradas, não lembro bem como ou porque, mas meus pais, pra não perder o dinheiro, tiveram q gastar. E assim eu ganhei meu primeiro vídeo game, o Phantom Sistem! Um Nintendinho genérico da gradiente. Crescendo com Mario, Megaman, Tartarugas Ninjas, Castlevania, Contra e companhia. Acompanhava as revistas de vídeo game, e juntava o dinheirinho da mesada pra alugar jogos. 



    Claro, durante essa fase joguei muito flipper também. Final Fight, Cadillac Dinossaurs e Tartarugas Ninjas devoravam as minhas fichas. Mas o mais impressionante era o X-men com duas telas e 6 controles! Bons tempos. Um belo dia, um bom tempo depois de já lançado o Super Nintendo, eu comprei o meu. Com as economias de uns 3 anos. Pura felicidade! Megaman X, Super Mario, Super Castlevania, Turtles in Tilme e Star fox apenas para citar alguns. E pouco tempo depois, quando já tinha uma pequena noção das coisas, em algum momento eu ouvi sobre o lançamento de um tal ultra 64. na época eu, nintendista, nem cogitava como possibilidade comprar um playstation, fala serio! Sony é marca de aparelho de som! Que negocio é esse de jogos em cd!? Fala sério!




    Vi playstation, sega saturn, mas esperei... esperei pela decepção da minha vida! Quando depois de mais 3 anos de economia, ai já incluindo dinheiro de lanche da escola, que não comia, e dinheiro de passagem de ônibus, que eu ia a pé, comprei meu Nintendo 64. que alegria! Que euforia! Que MERDA! Não quis saber, tinha esperado tanto que comprei logo de cara. Daí a decepção. Poucos jogos, menos ainda decentes. Estava entrando na adolescência, Mario e outros joguinhos bobinhos não tinham mais tanto apelo. O chamariz do 64 eram os quatro controles, mas nunca tive mais de um, também não tive outros jogos além de Zelda. Claro joguei Star Fox 64, gostei dos jogos que joguei, mas sentia inveja de quem tinha optado pelo PlayStation. Todos aqueles jogos irados de luta de fliperama novos, Xmen, Marvel Super Heroes, precursores do Marvel x Capcom. Então o excelente Zelda: the ocarina of time, encerrou a minha vida nos videogames. Em pouco tempo, o 64 foi deixado de lado. Já era pra estar deixando de ser criança, era hora de deixar os video games de lado.

 

    Passei a jogar apenas ocasionalmente em fliperamas. por sorte havia aberto um próximo ao colégio. Acabei pela primeira vez me tornando um daqueles moleques que são foda em jogo de luta. toda essa linha de Marvel até x-men x street fighter. Tudo por que uns meses antes havia viajado pra fora e conhecido esses jogos antes de chegarem aqui, e com as fichas sendo 25centavos de dolar naquela época que o dolar e o real estavam 1 pra 1, foi um SONHO! torrei muita, na verdade pouca, grana nos flipers lá. E acabei aprendendo a jogar esses jogos. Mas foi basicamente isso, fliper de vez em quando. E não pensava em comprar um novo video game.


     Seria o ponto final dessa historia. Não fosse um belo natal aonde eu, já mais velho, sou apresentado de perto a um playstation. Já havia jogado, mas nesse natal meus primos levaram o deles pra casa da minha avó. Então pude ter mais contato, jogar mais, e o principal: METAL GEAR SOLID! Me apresentaram esse jogo. Esse que hoje é pra mim O jogo. Foi um caso de amor a primeira vista. Era outra concepção. Olha só, vc vai matreiramente por trás e mata o cara, q irado! Então comecei a rastejar por ai, enforcar, e espirrar! Que jogo! Claro, eu não fui muito longe, não passei das paredes cimentadas q levam ao caro amigo Ocelot. Sim, eu estava bitolado por estar tanto tempo sem jogar, e jogando com pressa também, não me liguei muito nas falas ou na historia inicialmente. Em pouco tempo natal e ano novo passaram, meus primos se foram, e a vontade de jogar metal gear ficou. Então passei a voltar a me informar sobre vídeo games. O PS2 estava a caminho, e com ele MGS2! Então com mais um pouco de economia, e dessa vez uma ajuda extra dos pais, eu voltava em grande estilo para o maravilhoso mundo dos vídeo games. A partir daí foi só crescente o interesse. 



    Muita coisa se passou desde então. A era de OURO dos video-games veio com o PS2. sejamos francos, o melhor video game de todos os tempos. E claro como não poderia faltar a era de OURO da pirataria também. era possível jogar mais jogos do que jamais havia imaginado ser possível! Claro, quem teve o PS1 antes já sabia disso, mas para mim era novidade. E eu, apaixonado, realmente comprei MUITOS jogos, joguei MUITOS jogos, tirei o atraso. Joguei jogos de PS1 também. Zerei muitos jogos, jogos difíceis! joguei muita porcaria também, nem que fosse so pra ver como era. Era o milagre da pirataria. Nunca fui e nunca serei novamente tão habilidoso nos games quanto fui nessa época. Muitas madrugadas viradas com os amigos jogando lá em casa. Depois os amigos compraram seus PS2 finalmente dando fim as madrugadas viradas só lá em casa, e dando inicio as madrugadas na casa dos outros. Minha namorada comprou um PS2 também, e a era PS2 lentamente foi se extinguindo para mim... 




    Passei adiante meu PS2, já pensando em juntar dinheiro pra comprar meu PS3 mais de um ano antes do lançamento! Dessa forma me despedi do convívio diário do PS2 e dei a um amigo a oportunidade de desfrutar tudo aquilo que eu havia aproveitado. Dessa forma mais um amigo se entregou ao vício, e eu segui em abstinência, jogando apenas nos fins de semana , juntando minha grana. Quando o PS3 saiu, chegou aqui com um preço ABSURDO! Nunca antes visto ou imaginado! Tive de me conter. Não era difícil, não tinha muita coisa que eu quisesse jogar. enquanto Metal Gear 4 não saia eu estava seguro. Pois bem, quando saiu, não deu pra aguardar mais, comprei o Bundle do PS3 com MGS4. Felicidade instantânea! paguei pouco mais do que havia pago no PS2 na época, foi um bom preço, e veio com Metal Gear 4. Outro fator a esperar era a pirataria. Muitos amigos estavam esperando o começo da pirataria no console pra comprar um. No fim das contas todos compraram o 360, só eu o PS3. Pra mim Metal gear foi mais importante. Exclusivo "system seller" com certeza. Logo MGS4 proporcionou novamente ao meu grupo de amigos as infames viradas de noite jogando, e que nostalgia! Foi a última virada desse tipo. poucos jogos tem essa capacidade de entreter diversas pessoas apenas com um storymode single player.



    O PS3 foi bom pra mim, mas de uma forma lenta. comprava jogos com muito mais custo e procurava saboreá-los ao máximo. Trabalhava como freelancer, as coisas não eram fáceis. Mas com o meu primeiro salário de carteira assinada, comprei um 360. Só pra poder jogar os jogos medianos que tanto gosto. Não sou a favor da pirataria, mas com preços absurdos e jogos merda, divertidinhos, mas merdas, não há outra forma. Gosto dessas experiências merdas, sabe? Tipo jogar Golden Axe: Beast Rider. Eu precisava atestar com minhas próprias mãos aquele cocô! sentir na mão seu calor e textura pra poder acreditar que sim, eles fizeram ISSO com Golden Axe! mas certamente eu não queria gastar nem um tostão com isso, e muito menos dar dinheiro a uma empresa que fez essa merda! Me arrependo até de ter gasto o dinheiro no dvd pirata.



      Mas os jogos bons, esses eu compro sempre original e pra PS3, e não só os exclusivos.Claro tenho todos os Uncharteds e Infamous 2 Colector’s Edition. Mas também tenho Darksiders e faço questão de comprar o Colector’s Edition do 2 se eu conseguir. Outros jogos que me surpreenderam testei no xbox e depois comprei o original, como Arkhan City e Skyrim. Claro antes de saber que o Skyrim praticamente não funciona no PS3! Ridículo isso, mas enfim. (troquei por Hevenly Sword e Lair e tô muito feliz com a troca, Lair é uma bosta mas queria jogar, o conceito é bom, e HS é um clássico do início do PS3)
E esse é meu background.

Um comentário:

  1. Eu gostei do 64, minhas viradas de noite jogando com amigos comecaram com ele! Viva super mario e ZELDA!^^

    ResponderExcluir