domingo, 12 de agosto de 2012

Acorda Cãozinho!

                                


Era uma vez o desenvolvimento de um jogo estilo GTA, situado em Hong Kong, no qual você é um policial infiltrado na máfia Chinesa. Um jogo de mundo aberto, inspirado pelos filmes asiáticos, com muita ação, tiros, explosões e artes marciais. O que poderia dar errado? Uma produtora poderia achar que tal jogo não daria certo e abandoná-lo. Foi o que aconteceu com True Crime: Hong Kong. O jogo desenvolvido pela United Front seria publicado pela Activision, mas eles desistiram achando que o jogo não seria bom. Eu, como sempre, já havia visto diversos videos e estava super empolgado. Não entendi como nem por que eles resolveram abandonar o jogo, mas abandonaram e eu fiquei na vontade. Fazia tanto tempo que isso tinha acontecido que até aceitei que esse jogo não existiria mais, porém quase um ano depois, surge a Square ressucitando e apostando naquele jogo, porém trocando seu nome (a franquia True Crimes é da Activision). Sim aquela Squere para qual nos não ligamos mais(eu particularmente nunca liguei, mas ultimamente ela vem desapontando seus fãs mais fervorosos). Ela pode não desenvolver mais nada de bom, ou desenvolver em passos de tartaruga, mas pelo menos produzir ela sabe, investir em jogos que ela sabe  que darão certo. Não é atoa que estava por trás de Deus-Ex e do novo Tomb Rider. 




Fiquei absurdamente grato com a salvação do tal jogo, agora conhecido como Sleeping Dogs (não confundir com Watch Dogs, aquele INCRIVELMENTE ABSURDO mostrado na E3 pela Ubisoft). Agora jogando, não poderia estar mais feliz. Mas não se iluda, o jogo tem suas falhas. Porém seria injusto compará-lo a jogos recentes, pois ele ficou no limbo por muito tempo. Era um jogo que deveria ter saído, no mínimo, há um ano atrás. Então sim, é um jogo meio ultrapassado, graficamente feio, com algumas mecânicas meio truncadas. Mas ainda assim é um bom jogo. Afinal, pra esses jogos estilo GTA, basta o jogo não estar “quebrado” pra que ele dê certo. É mais ou menos o caso deste. Um jogo definitivamente divertido, ambicioso, realizado por um estúdio pequeno.




E você sente isso, o jogo é bom, divertido, mas tem cara de jogo “last gen”. O personagem se move duramente. Lembrei nitidamente de Tommy Versetti correndo pelas ruas de Vice City. As perseguições a pé, o parkour, está todo antiquado. jogos como LA Noire tem mecânica melhor de perseguição a pé. Assassins Creed 1 tem parkour melhor. O combate é truncado também. Lembra um pouco Batman Arkham Azylum, mas ainda é menos fluido e mais truncado. Quando você considera que hoje já temos o Arkham City, tão belo e fluido, você percebe quão ultrapassado está o combate. As físicas dos veículos e do jogo todo em si, são menos afinadas e realistas que as de GTA 4. E todos esses são jogos mais antigos que também são de mundo aberto! E a Hong Kong de Sleeping Dogs nem parece tão grande assim. Mas Sleeping Dogs tem a desculpa de estar tentando oferecer tudo isso junto e através de uma experiência mais cinemática. 




Se você não se incomodar com esse jeitão de jogo antigo, você vai se divertir bastante pois, apesar de tudo, o jogo consegue te dar uma bela experiência cinemática. Mesmo com algumas mecânicas ultrapassadas outras se destacam pelo bem. O esquema das finalizações usando o cenário são maneiríssimas e extremamente visuais. As perseguições são incríveis e o jogo realmente te dá ferramentas pra você mandar bem. As câmera-lentas são bem implementadas e você sente que elas fazem parte do todo, não parecem fora de lugar, nem excessivas. É realmente uma das melhores mecânicas de tiro em mundo aberto que já experimentei. Tanto o cover shotting quanto atirar dirigindo. Era tão bom e tão preciso que eu até percebi outra “falha” do jogo. O soft lock, o jogo tem um soft lock que não pode ser desligado! Mas eu sentia o tiroteio tão bom, que eu não queria soft lock, queria jogar mais livre, e nesse sentido o jogo facilita as coisas um pouco demais pra você. Não havia necessidade. 




Em outros pontos você também percebe a experiência incompleta que é o jogo. Logo no começo você conhece uma garota, depois outra, depois outra... mas na verdade você sai só uma vez com duas delas! E com a outra sai 3 vezes.. e pronto! Você tem um celular com uma suposta lista de contatos, mas que só funciona na hora das missões, não é que nem GTA 4 que você pode ligar pra quem quiser a hora que quiser. Ou seja, não dava pra ligar e encontrar essas personagens. Eu fiquei esperando encontrar elas de novo na História e nada. É simplesmente isso. Achei maneira a mulherzinha que ele conhece no começo, esperava vê-la mais. Enfim é isso, percebe? O jogo ainda assim é legal, a história é razoável o bastante pra te manter interessado. Mas faltam coisas. E o que mais faz falta são coisas que já vimos em jogos muito mais antigos, e quando vemos feito dessa forma falseada em um jogo recente, claro ficamos desapontados. 




Porém é a melhor experiência de mundo moderno aberto estilo GTA que saiu recentemente. Saints Row é um lixo, não se compara. Antes deste acho que eu não jogava um jogo assim desde The Saboteur, que é um titulo surpreendentemente bom! Sempre é bom explorar novas localidades. E é uma boa distração até sair Darksiders 2! O meu jogo MAIS ESPERADO DO ANO!

Nenhum comentário:

Postar um comentário