sexta-feira, 24 de agosto de 2012

Outro lado negro...




Agora, depois de falar de Darksiders, posso finalmente falar sobre o 2. Darksiders 2 pra mim foi o jogo mais esperado do ano! E bota esperado nisso, pois em cima do laço o lançamento foi atrasado dois meses! Nesse tempo eu cheguei até a me desempolgar, esquecer do jogo, mas quando foi chegando a época, somando um trabalho forte de marketing dos caras, eu me reempolguei! E após tanta espera e altas expectativas Darksiders 2 não decepcionou. Quero dizer, em parte. Como tudo na vida, quando você gosta muito, espera muito de algo, você terá mais facilidade de se decepcionar. O jogo tem sim seu lado bom, mas tem também suas falhas. E pela primeira vez aqui irei decorrer sobre o jogo de forma mais extensiva e minuciosa. Pois a experiência de joga-lo foi muito prazerosa e conturbada.


Logo de cara nos deparamos com aquela mesma nostalgia “Zeldiana” que o Darksiders 1 trouxe. E no caso do 2 isso foi elevado exponencialmente pela ampliação do jogo em todos os sentidos. O mundo está maior, vários mundos, mapas maiores, vários dungeons a serem explorados. Os puzzles mais complexos, novas mecânicas e habilidades bastante criativas que enriquecem bastante esse elemento do jogo. O combate traz uma grande gama de armas e habilidades diferentes, propiciando a cada jogador otimizar seu próprio modo de jogar. Além desses elementos que foram ampliados e melhorados do jogo anterior, tivemos a adição de mais três elementos antes ausentes. A evolução do personagem em níveis, aumentando stats, trazendo arvores de evolução de skills/magias que você escolhe evoluir como preferir. O sistema de loot, itens e mais itens de armaduras e armas com diferentes stats e aparências gerados randomicamente em baús e inimigos derrotados. E por último os NPCs e as side quests opcionais.Tudo isso somado torna a experiência do jogo absurdamente satisfatória, como uma versão com esteróides do primeiro jogo. 


Os primeiros instantes do jogo são inebriantes. Ainda mais pra quem esperou tanto por um jogo e já é fã da série. Durante o primeiro mundo todo você só tem a se deliciar. Me deparei com alguns pequenos problemas, mas nada de mais. O segundo mundo, o mundo dos mortos, continuou a trazer o brilho do jogo. Era um lugar menor, mas haviam muitos dungeons também, muita coisa a se fazer. E uma cidade! A cidade dos mortos. Eu estava doido pra finalmente ter acesso aquela cidade, imaginava que haveriam diversos NPCs e que o jogo começaria a engrenar realmente com side quests mais interessantes.


Porem não foi isso que aconteceu. E ai começa uma leve decepção. O que achei que seria uma cidade, era apenas mais um dungeon. Isso depois de explorar seguidamente três dungeons e após essa longa quest, quando achei que haveria algum desenvolvimento de história e personagens nada feito! O jogo começou a mostrar seus problemas. Mundos tão grandes, mas começavam a parecer vazios. Pouquíssimos NPCs, poucas side quests(muitas vezes embutidas na quest principal), pouco desenvolvimento de personagens secundários e o que é pior, pouca história principal mesmo. Parecia que você ficava muito tempo explorando o mundo e os dungeons, só pelo prazer disso em si. Após a conclusão de um dungeon não havia necessariamente uma progressão de história, diferente do primeiro jogo que trazia sempre um desenvolvimento após cada fase.


Após terminar o mundo dos mortos, sentia que a trama não ia bem, a história e a quest principal não estavam me cativando. Personagens e situações que não tinham muito a ver, pouco desenvolvimento. Chegando ao terceiro e quarto mundos, opa, céu e inferno, agora que o bicho vai pegar! Nada disso! Nessa hora que o jogo mostrou seu verdadeiro mau uso do tamanho. Passamos horas em mundos “nada a ver” grandiosos com vários dungeons e na hora que chegamos ao que realmente importa, aos locais mais chaves(literalmente) da história, esses mundos são pequenos e realmente vazios! O terceiro mundo, um outpost celestial, tinha apenas uma localidade, um NPC e dois dungeons, sendo que um deles era a Terra. Pra piorar, o ultimo mundo é apenas uma estrada e um último e pequenino dungeon! Sério, o ultimo dungeon é muito pequeno. pode-se comparar ele aos menores dungeons das side quests do primeiro mundo! E esse é justamente o mundo dos demônios, onde reencontramos Samael. É um belo momento, e finalmente enfrentar Samael é muito bacana. E após isso o ultimo chefe... direto, sem fase, sem dungeon, só o chefe. O jogo no fim nem usou todo o espaço que tinha disponível nos mundos anteriores pra te obrigar a fazer um “back track” em busca de algum item pra alongar um pouco mais esse trecho final do jogo. Coisa que o primeiro jogo fez bem. Por fim a história no geral foi fraca, certos elementos não convencem. Em um ponto da história um dos poucos personagens num local manda você investigar algo e no fim você descobre que o traidor é ele! então por que ele te manda pra descobrir isso? Não faz sentido. A história desaponta comparada a do primeiro jogo. O desfecho então foi anti-climático. O jogo termina no mesmo ponto que o primeiro(são histórias paralelas), mas sem adicionar nem incrementar nada àquele momento final. Ou seja, o primeiro jogo te deixa mais empolgado pra continuação do que o segundo.


Ainda tenho outras reclamações, pois como disse, quando você espera demais, tende a se decepcionar mais. Quando todas as armas foram anunciadas fiquei empolgado, esperava que cada uma teria um set de movimentos diferentes e novos ataques diferentes. Porém todas as Heavy weapons e todas as Melee tem basicamente os mesmos movimentos mudando apenas o ataque especial para cada tipo de arma. No mais os combos são todos iguais. Ou seja, eu queria jogar mais com as Melee weapons e queria que tivesse diferença visual entre os ataques de garras, gauntlets, escudos(bucklers) e armblades. porém todas batem iguais, só mudando o especial. Além disso cada arma só tinha dois ataques novos para comprar. Achei muito pouco. Só a foice tinha mais, mas ela era arma principal. também me desapontou um pouco o visual das armaduras e armas. São muitas mas acabei achando pouca variedade, algumas coisas muito parecidas, e poucas que realmente se destaquem. No fim das contas achei que mesmo com todas as variações e possibilidades de vestimentas o Death não conseguiu ficar mais estilo que o War. Mesmo com a Abyssal Armour. E comparando os protagonistas acabo achando o War não só mais estilo, como melhor! Fiquei meio decepcionado com o Death. Os desenvolvedores ficaram dizendo desde sempre que o Death é mais rápido e ágil. Mas será verdade?  Apesar dos upgrades na jogabilidade achei que o Death acabou perdendo certos elementos que o War tinha e que eu achava muito bons. Vamos então compará-los.


War tem salto duplo e glide, Death não.
War tem aquele Dash que é muito mais rápido e cool que o Evade/roll do Death.
Velocidade de andar, os dois são lentos.
Escalada em "gosma de parede", War pode mandar um “fast climb” apertando pulo, Death não pode.
War tem dash aéreo em qualquer direção, Death só pode mandar o evade no ar diretamente pra baixo.
Acredito que as animações em geral foram melhores para o War no primeiro jogo (talvez por ele não ter tantos movimentos), enquanto o Death tem muitos movimentos e golpes rápidos, mas os golpes são muito parecidos e algumas vezes você não pode ver o que está acontecendo claramente. Enquanto o War teve um melhor e mais fluido( porém mas mais lento) ritmo de animação de combate.
Death pode correr nas paredes, War não. (Primeiro ponto para Death!)
Ambos podem agarrar nas beiradas.
Death pode saltar em postes de madeira, War não.
O sprint do Ruin parece durar mais e ser mais rápido que o do Dispair.
War pode atirar sem parar, Death precisa recarregar. (A sério WTF!?)
War pode defender, Death pode bloquear apenas metade do dano e precisa estar usando o escudo(buckler).
War tem um counter-block, Death tem um counter-evade.
War pode atacar em baixo d’água, Death não.
War pode Executar os inimigos com energia baixa, e alguns pode simplesmente fazer insta-kill, Death depende da probabilidade e de seu stats pra poder Executar inimigos.
War pode montar e controlar alguns inimigos específicos quando enfraquecidos, Death não pode, mas pode controlar Constructs.
Combate montado é igual.
War pode pegar coisas do cenário (carros, postes) e usá-los como armas. Death não pode.


Bom, depois de tudo isso me parece que eu curti mais o War. Mas mesmo assim Darksiders 2 é bem agradável. O jogo é muito bom, e esse é basicamente o maior motivo pra eu me decepcionar com o tamanho reduzido dos últimos mundos do jogo, pois eu queria que eles fossem tão grandes ou tão cheios de side quest quanto os dois primeiros. 
Porém realmente os amplos mundos podiam ter sido melhor explorados, com adição de mais monstros ou chefes opcionais que aparecem no cenário em um mundo anterior. O jogo é bem grande mas eu gostaria que fosse maior, pois ele ficou meio vazio, assim como Dragons Dogma, ou até mais. Espero que eles façam bom uso desse espaço no futuro com muitos DLCs, pois é um mundo que eu gostarei de revisitar.


Não posso esquecer do maior problema. Um problema, não de gameplay mas um problema técnico. O jogo trava MUITO! Isso é péssimo travou umas 4 vezes comigo em momentos diferentes. O jogo que mais travou comigo depois de Skyrim(mas superar Skyrim em travamento é quase impossível!). Além dessas travadas aleatórias também tem o Labirinto (Soul Arbitrer’s Maze) que está impraticável no jogo. É impossível entrar, ele praticamente não funciona, trava sempre que você tenta entrar. Enfim terminei o jogo sem poder terminar essa side quest e espero que eles lancem algum patch pra concertar essa merda! Isso é o que realmente me deixa muito puto e triste. Mas enfim é difícil aceitar que quando a gente gosta, a gente releva mais os defeitos do que deveríamos. O jogo não é perfeito, mas gostei e me diverti demais com ele. Gostaria muito que esses problemas fossem concertados e que muitos DLCs venham a ser lançados. 


E que venha Darksiders 3! 

2 comentários:

  1. Olá Amigo, vc joga no xbox esse jogo ?? Caso sim, teria como vc me enviar o seu save, pois o meu deu problema na parte em que estou capturando o 3 subordinado do rei dos mortos. Um abraço e aguardo resposta. pereira.uesb@gmail.com

    ResponderExcluir
  2. Não cara, joguei no PS3... desculpe a demora na resposta e obrigado por visitar. XD

    ResponderExcluir