terça-feira, 19 de novembro de 2013

GTA... de novo.



Por onde começar a falar sobre GTA V? Alguém não sabe do que se trata? Um dos maiores franshises de games de todos os tempos fez um bilhão de dólares em vendas com apenas três dias. Um jogo que estava sendo muito esperado, mas não por mim. Sempre curti e joguei os GTAs, me dirvirto mas não me empolgo muito. É bom, mas não muda a minha vida, é apenas mais um jogo. Claro respeito muito sua importância afinal é o pai dos jogos de mundo aberto modernos. E por isso mesmo todos esperavam algo mais desse novo GTA que sai as vésperas de uma nova geração. Após termos visto tantos outros jogos com essa dinâmica do mundo aberto, porém em outros cenários e com novas mecânicas, já não é mais tão fácil deslumbrar um jogador calejado apenas com um mundo aberto. Não vou mentir, eu achava que seria um mais do mesmo, porém com um tamanho descomunal, o que para mim já seria bem satisfatório. De certo modo não me enganei. GTA V é gigante e bonito. Não tão bonito quanto me fizeram acreditar, mas bonito. Uma coisa é certa, dirigir/pilotar veículos é o MELHOR que GTA faz e faz MUITO bem. Eu ficaria muito feliz se houvesse um GTA estilo velozes e furiosos que só focasse em torno de carros, “tunagem”, corridas e gangues. Mas não foi dessa vez. Nesse capítulo GTA investiu nas “Heists” os “grandes roubos”. Que dão um toque diferencial as missões, tornando-as únicas em algum aspecto. A história também vem com a força de 3 protagonistas e a troca de personagens, o que é uma idéia legal e funciona bem pra te deixar preso ao jogo. Porém na prática não funciona tão bem, pois se você trocar de personagem em uma hora “errada” o jogo te pune fazendo você perder cenas de história e até mesmo bugando missões. Mas é um pequeno preço a pagar por um jogo tão grande.


Porém não é seu único problema. O que eu vou fazer basicamente aqui hoje é falar mal de GTA. Por que assim, review falando bem não falta por aí. Por que o jogo é bom e incrível, todo mundo sabe. Mas por que ele não é tão bom assim? Pois quando um jogo é bom aí mesmo que percebemos suas falhas, pois queremos jogar mais apesar delas e gostaríamos MUITO que elas não estivessem lá, mas estão. Começando pela mecânica mais básica depois de dirigir, atirar. O cover based shooting de GTA continua ruim. Muito similar a como era no GTA4. Achei que essa fosse ser certamente uma das mecânicas melhoradas no jogo, principalmente depois deles terem trabalhado no Max Payne 3. Mas parece que não evoluiu. O personagem continua lento, com muitos botões pra se apertar, a mira nunca tem um zoom muito bom, o cover não funciona bem, com o personagem sempre ficando exposto, enfim, você tem que jogar e se acostumar com isso e levar isso em consideração sempre. Em dado momento estava tão complicado o negócio que até optei pelo modo de mira com lock-on ao invés do free aim. Mas jogar com lock-on tira grande parte da graça de um tiroteio. então me forcei a me acostumar e procurei sempre ter coletes e estar armado até os dentes pra sobreviver a um sistema de tiro tão deficiente. 


Pensar que Sleeping Dogs que saiu mais de um ano antes tinha um sistema de luta e combos à lá Arkham City que se integrava perfeitamente a uma boa mecânica de cover based shooting e de shoot and drive! Dos jogos de mundo aberto acho que foi o que melhor utilizou e integrou dinamicas de combate, tiro e dirigibilidade. Aliás depois de terminar GTA até senti saudade de Sleeping Dogs. Daí vem outra crítica. GTA é imenso e cheio de coisinhas irrelevantes pra fazer. Nada contra enriquecer o mundo do jogo, mas acho que isso deve ser feito em segundo plano DEPOIS das mecânicas principais estarem bem feitas. Ou seja, eu não quero um jogo de máfia onde eu possa jogar golf ou tênis. Eu quero um jogo de máfia onde o tiroteio seja bom antes de mais nada! E depois, se der, que eu possa jogar golf ou tênis. Que a propósito são esportes que eu abomino e nunca joguei uma partida de nenhum no jogo. Outra coisa é, se for adicionar algo que seja relevante. tênis e golf não são e são praticamente outro jogo inserido no GTA, enquanto isso eles também resolveram implementar um cachorro no jogo. Seria uma adição legal, porem coitado, foi muito mal implementado, sem propósito, mal da pra interagir com ele. Foi um desperdício.



Mas pixando tanto o jogo assim parece até que eu não gostei. Não é isso, gostei e MUITO. Ainda mais depois de conseguir me acostumar e pegar o jeito. E falando em gostar poderia escrever algo aparte para o GTA Online. Pois esse é O jogo! Multiplayer com 16 cabeças no mundo aberto de Los Santos com os amigos é incrível. Não sou de jogar online mas comprei até headset pra jogar GTAO e não me arrependo em nada! Já coloquei mais horas no online que na história, sem falar que o online tem uma linha de história também. Bem simplória mas tem. GTA Online é um caso de amor a parte, o jogo simplesmente torna qualquer outra experiência online desinteressante e obsoleta.   


Nenhum comentário:

Postar um comentário