quinta-feira, 24 de abril de 2014

25 anos depois e Pizza continua sendo minha comida favorita.


O que posso dizer? TMNT out of the shadows me empolgou muito com seus trailers de gameplay e design atualizado ao ponto. Tanto que chegou a ser um dos meus jogos mais esperados no ano passado, e foi tão esperado que esperei até esse ano por conta do atraso no lançamento do jogo na PSN. Durante esse tempo, ver reviews fracos e “reports” de que o jogo estava bugado além do aceitável, praticamente um jogo quebrado, me deixaram um pouco tranquilo, por não poder jogá-lo, mas também triste, pois eu não queria acreditar e aceitar que o jogo havia falhado. Os trailers de gameplay eram muito bons, o sistema parecia complexo, profundo e atual o suficiente, tendo buscado inspiração na franquia Arkham que se tornou um sucesso estelar. E estava tão bonitinho e bacana o novo design das tartarugas, cada uma com pequenas peculiaridades e diferenças, que se estendiam do design até seus estilos e animações de combate.

Apesar do atraso, e dos “reports” eu não consegui acreditar e resistir. Quando o jogo finalmente saiu na PSN “comprei-ô-o aceite é de coração”. E devo dizer que fiquei impressionado positivamente! Não sei se os bugs foram resolvidos pra PSN ou se os “reports” haviam sido exagerados. Mas o fato é que o jogo atingiu minhas prévias expectativas. O gameplay, que é o que mais prezo em um jogo, é realmente belo e delicioso. Claro que o jogo tem seus pequenos problemas, mas considerando a qualidade e profundidade do gameplay e ainda o fato de ser um jogo de 30 reais, eles são mais que perdoáveis. E definitivamente pouco impactantes, pouco marcantes. 


O maior problema que encontrei no gameplay foi acostumar com o “timing” do counter. Mas a profundidade da “customização” dos upgrades dos personagens é tão ampla, que você tem duas opções diferentes pra lidar com isso. Pra terem idéia da complexidade e atenção a detalhes do jogo, se você fizer o counter “atrasado” você não apanha, mas defende sem conseguir contra atacar e não tem seu combo quebrado. Então o jogo permite a você aumentar o tempo em que o personagem fica em “pose de counter” OU liberar um contra-golpe mais potente sempre que você fizer o counter atrasado! O que te dá a opção de dominar o jogo à sua maneira. Jogar da forma que você se adaptar melhor. E como cada tartaruga tem sua build própria para upgrades, você pode ter enfoques diferentes pra cada uma!

E no fim das contas, assim como no Batman, com um pouco de tempo e prática, comecei a dominar o combate, e o verdadeiro problema passou a ser o fato do jogo não ter um nível de dificuldade que eu pudesse aumentar. O jogo te da muitas ferramentas, mas realmente os inimigos exigem pouco de você. E como no modo história as outras tartarugas ainda te acompanham como npcs, fica mais fácil ainda. E ao mesmo tempo que o jogo não é tão dificil, ele é realmente complexo de se “masterizar”(dominar ao máximo). Comandos muito complexos, com troca de personagens no meio do combo e “inputs” como “L3+X seguido de R2+ 1/4 de lua superior esquerdo no sentido horário+ Quadrado!” (seriously WTF!?) te desencorajam a tentar dominar o jogo por completo.
Bom, ainda não terminei o jogo e a dificuldade tem aumentado, o que é um bom sinal.


Eu sou definitivamente um fã de TMNT. Joguei diversos jogos e finalmente sinto que as tartarugas ganharam um jogo a altura do primeiro TMNT de Fliper! Se naquela época eu imaginasse como deveriam ser os jogos de tartarugas ninja no futuro, certamente seriam pra ser assim. Foi levemente frustrante ver jogos que eram apenas mais do mesmo, que nunca se quer evoluíram um sistema de combo. Pensar que “Turtles in Time” era o mais próximo que um jogo de TMNT chegou da “perfeição” até então era um pouco triste. Mas o que me deixa mais triste de verdade é saber que esse jogo não vendeu tão bem e provavelmente não verá uma continuação. Um jogo que pra mim beirou a perfeição “mutante ninja”. Belos gráficos, belas texturas, belos detalhes (novamente considerando que é um título de “low budget”) tanta atenção aos detalhes fisiológicos e psicológicos de cada tartaruga, tanto carinho dos desenvolvedores envolvidos, é triste pensar que tanto esforço não renderá mais frutos. Depois de toda uma mecânica criada, tanto de combate como de “traversing” ambas muito boas.



Fico triste de pensar nisso, mas ao menos feliz por ter um jogo de TMNT que jogarei por muitos anos, desejando mais por ser tão bom, mas ao mesmo tempo muito satisfeito.

UPDATE!

 - Voltei aqui para fazer um pequeno update. Finalmente joguei TMNT co-op, apesar do título do blog finalmente consegui reunir os amigos pra jogar! E não deu outra, diversão garantida! Uma grande vantagem é que os upgrades de personagens são levados para o modo arcade. O jogo é simples o suficiente pros novatos se sentirem em casa a dificuldade vai escalando gradualmente fazendo com que os novatos se interessem em melhorar e não é difícil. O jogo da muitas oportunidades pra diversão, mas se quiserem chegar ao fim do modo arcade é bom estar "upado" e focado estrategicamente, pois o que falta em dificuldade no single player no arcade está bem equilibrado. Jogando sozinho ou com personagens não "upados" e jogadores iniciantes não tem como chegar ao fim. Fazendo valer assim o esforço e empenho cooperativo com uma dificuldade que dá prazer de superar em equipe! Esse jogo que já tinha julgado como incrível subiu ainda mais agora no meu conceito.

Nenhum comentário:

Postar um comentário