sexta-feira, 20 de junho de 2014

Saldo da E3? Next Gen starts in a couple of years

A E3 sempre é um momento de Hype. Muitas expectativas e no fim não tem como não se desapontar. Mas também não podemos ficar sempre olhando pro lado ruim das coisas, apesar de ter criticado muito Watch Dogs fiquei bem satisfeito com o jogo no fim das contas. Então é hora de saber o que decepcionou e o que impressionou na E3. 

Pra começar bem uma grande decepção foram os poucos gameplays. Normalmente vemos um trailer bombástico de CGI, que eu particularmente cago foda e acho um desrespeito com o público, e depois durante o evento algum demo de gameplay é mostrado. Nessa E3 isso foi um pouco diferente, todo desenvolvedor de um jogo grande que foi a algum “booth” dos “canais” de games (IGN, GameSpot e GameTrailers) pra mostrar seus jogos, não levou um demo. Apenas conversaram sobre o jogo mostrando as poucas imagens do trailer. Jogos que só vão sair ano que vem eu até entendo, mas jogos que sairão antes de outubro não mostrando gameplay? Me fazem acreditar que serão atrasados. Ou estão com medo de mostrar. Mas veremos jogo a jogo.

Já deixo aqui excluídos da minha análise Tomb Rider 2, Uncharted 4, Crackdown e outros jogos que não mostraram nada além de um teaser trailer sem nenhum gameplay. Grandes franquias que estão dando certo sempre vão dar origem a continuações. Fazer um trailer só pra dizer que o jogo está vindo é ridículo! Mostre algo quando tiver algo a mostrar. Pode parecer escroto, mas a gente reclama quando jogos que sabemos que estão em desenvolvimento não aparecem no evento, mas quando algum aparece e não mostra nada de útil, é quase tão frustrante quanto ou até mais! E esse foi outro grande problema. Muitos jogos para 2015, alguns que tenho até certeza que depois ainda serão adiados talvez pra 2016!


Scalebound 
Foi um o que me interessou. Mas está nessa lista de 2015 sem uma real previsão de lançamento. Botou no trailer personagem montando dragão eu já tó pirando! Por que pra mim é uma coisa óbvia que é legal e se for bem feita não tem erro, é sucesso certo! Mas enfim foi apenas um trailer de CG. Estou dando um desconto pra esse porque foi um “reveal”. A desenvolvedora é a Platinum que tem títulos de ação muito bons, gameplays muito consistentes. Se vier a ser um jogo bom mesmo, sinto que terei necessidade de comprar um Xbox One no futuro, já que , até então, é um exclusivo.


Batman: Arkham Knight
Finalmente mostraram um pouquinho de gameplay. Curti o Bat-Móvel, o modo normal, mas não sei se curti tanto o modo “tank”. Me lembrou um pouco o gameplay desses jogos recentes de Transformers. Não é ruim, mas achei uma solução meio forçada pra dar mais mobilidade pro veículo. Enfim não vou ficar reclamando disso, parecem bacana e divertido, apesar de meio nada a ver. Mas o pouco que mostraram do Batman fora do veículo que desapontou. O nova habilidade tão falada do “Fear Takedown” nada mais é do que um “quick-time event” que liga 3 “takedowns” de caras armados seguidamente. Algo que imagino vá facilitar muito o jogo e não colabora pra diversão. Não é uma melhora no combate, nem no “stealth”, é uma piora, um artifício “over powered” pra lidar mais rápido com situações que antes você precisava analisar e agir com estratégia. Pra finalizar com chave de ouro as considerações sobre o Batman, o demo estava rodando em PC, ou seja, é bem provável que as versões de console “next gen” não cheguem a toda essa qualidade gráfica e de efeitos. 


Infamous Second Light
DLC “stand alone” de Infamous onde você joga com a Fetch. O lance da hsitória ser o passado dela achei desnecessário. Parte do jogo se passará numa prisão de “Conduits” o que parece interessante, embora eu aposte que isso vá ser mau explorado. Mas a questão é que Neon era mesmo o poder mais foda do Second Son, e agora poderemos experimentar uma personagem focada apenas nesse poder que certamente terá muitas habilidades diferentes. Acredito que vá ser interessante, mas o DLC não é muito caro então acho que não vai ser muito grande. E estando pra sair em agosto foi uma das decepções não terem mostrado gameplay e terem só nos dado um “teaser”. 


Middle-Earth: Shadow of Mordor
Esse sim foi o jogo mais surpreendente e que, pra mim, ganhou a E3. Pra mim é jogo do ano na certa! Eu já estava empolgado e impressionado, e não bastasse eles terem sido dos poucos a mostrar gameplay, eles mostraram MUITO gameplay, foram ao “booth” da gamespot todo dia mostrar mais de meia hora de demo e falar do jogo. E toda vez tinha algo novo acontecendo, alguma habilidade que nunca foi vista estava sendo usada, as opções de combate são muitas, é rápido, dinâmico, divertido. Digo com certeza que é melhor que o combate do Batman. Foi muito inspirado nele, mas melhorado. O jogo ta sendo distribuído pela WB, a mesma do Batman e o estúdio de desenvolvimento Monolith foi comprado pela WB, então agora é como se fosse um estúdio interno. Ou seja, eles provavelmente tiveram acesso aos códigos de programação do Batman, assim como a WB Montreal, que fez o Batman Arkham Origins. A questão é, baseado ou não, está melhor. E não bastasse apenas um dos melhores combates que já vi em games, há outros elementos inovadores, como o “Nemesis system” que dá personalidade àquele mundinho através do progresso da sua interação com os vilões. E tudo isso num mundo aberto! Estou sedento por este jogo! O gráfico pode não ser dos melhores, alguns efeitos também não, afinal é um jogo que ainda é cross-gen. Mas o que importa não são gráficos, mas o gameplay e as inovações, e nisso o jogo está se saindo muito bem. Pra completar, eles já mostraram o protagonista montando e controlando um “warg” e um “troll”, já achei muito foda. Agora, se der pra controlar os “dragões” dos Nazgull eu vou PIRAR! Meu jogo do Ano, e certamente entrará pra lista dos meus melhores jogos de todos!


Assassins Creed: Unity
Taí uma boa certeza, a Ubisoft nunca decepciona. Incrível como sempre que eu acho que a franquia já deu eles conseguem vir com algo novo pra resgatar meu interesse. Foi assim com AC3 e AC4. O combate naval foi algo realmente incrível. Mas a questão com esse novo AC é a seguinte, com tantos jogos next gen por aí, esse é um dos poucos que realmente me fez pensar, “ok, isso só pode ser possível em next gen”. Tipo outros jogos tem gráficos bacanas, mas é só isso. AC:U não só está incrível graficamente como em escala. O jogo parece ENORME! Vastos ambientes, muitos NPCs nas ruas, muitos ambientes internos e transição sem loading entre interior e exterior. Parece realmente uma cidade viva. Me lembrou um pouco o primeiro AC, quando ainda não estávamos acostumados com a nova geração e aquilo parecia muito detalhado e com muitos NPCs.
As mudanças nas animações de parkour, finalmente perceptíveis (Em AC3 eles disseram que tinham refeito todas as animações, mas pra mim o Connor ainda “parkourzava” igual o Ezio). Enfim, parece um mundo empolgante e vibrante, um retorno a Europa, retorno a um momento histórico marcante, fatores que colaboram pro “epicness” do jogo. Somando isso a possibilidade de co-op de até quatro pessoas, já vai ficando mais interessante. Mas eu não seria eu se não reclamasse de algo né? Então para ser justo, o jogo parece interessante, embora eu não acredite que ela trará reais inovações a jogabilidade. O combate principalmente pareceu o de sempre de AC. E esse combate do AC já deu né. Já ta na hora de evoluí-lo. Ao meu ver a franquia Arkham evoluiu o combate do AC e agora o Shadow of Mordor está evoluindo em cima do combate do Batman. Ta na hora desses jogos acompanharem o ritmo.


Witcher 3
O pouco do combate que mostraram pareceu bacana, mas eu ainda não entendo porque a imprensa faz tanto fuzuê pra certos jogos e pra outros não. OBVIAMENTE o MELHOR gameplay do show foi o do Shadow of Mordor. No entanto parece que o Witcher era uma coisa de outro mundo! E não é. É um combate mais estratégico, mais de RPG, interessante até. As coreografias de ataque do Witcher sempre foram muito boas, mas nunca encaixaram direito com os inimigos. Isso não torna o jogo mais de ação, apenas faz parecer mais, mas continua sendo um RPG. Ou não, não sei. Esse é o problema, com o pouco que eles mostraram, ainda não da pra sacar o “feeling” desse gameplay na mão. Como realmente vai ser? Se vai ter mais cara de RPG ou de uma ação estratégica. De qualquer forma ta parecendo interessante. Meu único problema é com a mídia idolatrando enquanto jogos melhores que saem antes não estão recebendo a devida atenção.


Bloodborne
Jogo da From Softwere, o que dizer? Muito bonito visualmente, sempre me atrai, mas no fim acho o gameplay dos jogos deles MUITO caído! Os jogos da franquia Souls não são difíceis, eles tem um gameplay ZUADO e isso que faz o jogo ficar difícil. Mas não vou aqui discutir isso agora não, a questão é que eu sempre tento dar uma chance, sempre acredito na melhora. Mas o pouco que eu vi de gameplay já me desacreditou. Personagem dando um golpe, a animação dele andando e golpeando, perto do inimigo fizeram ele meio que “empurrar/deslizar” o inimigo pro lado, não acertando-o! Tipo é ridículo! Em qualquer jogo, qualquer situação o golpe seria um hit certo, mas nesses malditos jogos da From Softwere tem esses probleminhas de detecção de contato, entre outros, que tornam o jogo mais difícil claro, porque foi PORCAMENTE programado! Cacete! Será que as pessoas não percebem o LIXO que é isso!? Enfim, foda-se! É masoquista? Gosta de se gabar que é bom num jogo que nitidamente está quebrado? Vá jogar essas merdas Souls aí. Aff. Perdi a cabeça. O que me deixa mais triste é que essas BOSTAS vendem que nem água e jogos bons, tão ricos em detalhes de física de combate, opções, como Dragon’s Dogma, acabam esquecidos. E a Capcom, ao invés de fazer uma continuação desse jogo incrível, resolve fazer uma cópia barata desses “jogos Souls”, que é o caso do Deep Down. Mas que, espero eu, seja melhor do que os “jogos Souls” afinal é de outra desenvolvedora. Já me alonguei demais aqui.



Mas falando em Deep Down, a ausência desse e de outros títulos japoneses como FF15 e The Last Guardian, fazem a gente se perguntar quanto tempo mais teremos que esperar por esses jogos? A ausência do the Last Guardian realmente vem sendo uma grande decepção a cada E3. Quanto mais o tempo passa, mais desacreditado fica o projeto. Se não mostrarem nada na TGS eu pessoalmente vou considerar como cancelado. Vamos cruzar os dedos pra que esse seja o ano de uma boa TGS com todos esses jogos aparecendo substancialmente. Não aprendemos mesmo, né? Mal nos decepcionamos com a E3 já estamos depositando esperanças aonde provavelmente haverão mais decepções. Mas é preciso ter esperança, pois se nós não tivermos quem terá?

Nenhum comentário:

Postar um comentário