sexta-feira, 9 de setembro de 2016

Nova geração?



Com a Microsoft anunciando o Scorpio na E3 e a Sony tendo apresentado o PS4 Pro recentemente em seu meeting, a perspectiva de uma nova geração começa a nos assombrar.


Será mesmo? Vamos analisar alguns fatos.



A Sony lançou o PS1 em 1994, o PS2 em 2000, o PS3 em 2006 e o PS4 em 2013. Na real a Sony vem lançando uma nova geração a cada 6 anos consistentemente, com a ultima geração tendo um aninho a mais apenas. Então quando as pessoas falam sobre ciclos mais longos ou curtos, e culpam essa ou aquela geração de ser muito longa ou muito curta, na verdade há um exagero que não reflete a realidade no caso da Sony. No entanto quando você para pra olhar a Microsoft ai sim vemos um gap maior. O Xbox foi lançado em 2001, com a Microsoft entrando no mercado de games com 1 ano de atraso comparado ao PS2. Entrou atrasado e forçou a mão no avanço da geração largando na frente na seguinte apenas 4 anos depois com o Xbox 360 em 2005, E o PS3 saiu atrás nessa um ano depois. Com a crise econômica sempre se agravando a Microsoft aproveitou o bom momentum do 360 e prolongou sua geração o máximo que pode. A Sony tentava correr atrás do prejuízo e recuperar o investimento massivo, e enquanto a Sony não viesse com uma nova geração a Microsoft não ia mexer no seu time que estava ganhando. Com isso, para a Microsoft essa geração durou 8 anos, lançando seu Xbox One em 2013 junto com o PS4 da Sony. Por isso a impressão de uma geração mais longa, pois o ciclo do xbox foi de 4 anos e do 360 de 8 anos. Mas para o Playstation as gerações tem sido de 6 anos consistentemente.



Atualmente estamos no terceiro ano da geração atual, e como podemos ver pelas gerações anteriores a Microsoft costuma forçar a próxima geração sempre que está atrás nas vendas na geração corrente. Ou seja é muito consistente e até óbvia essa forçada da Microsoft com o Scorpio para o ano que vem, exatos 4 anos do lançamento do Xbone.



Mas isso é ruim?


Então, atualmente estamos num ponto complicado no que diz respeito a retrocompatibilidade. Mas não deveria ser assim! Se lembrar bem, os Playstation sempre foram retrocompatíveis logo de cara. O PS2 era retrocompatível, o PS3 lançou retrocompatível apesar do alto custo que isso implicava na época, por sua estrutura e engenharia diferenciada. O Xbox 360 lançou sem retrocompatibilidade, saiu na frente e a Sony acabou abandonando a retrocompatibilidade pra tentar alcançar uma competitividade de preço entre sua máquina e a do concorrente.



Com a morte da retrocompatibilidade entraram na moda os Remakes HD. Uma forma fácil e rápida das empresas capitalizarem em cima de um produto praticamente pronto com apenas alguns ajustes. Tal dinheiro fácil ajudaria a cobrir os custos monstruosos do desenvolvimento dos jogos da nova geração. Não foi bem o que aconteceu, e o que veio em seguida foi ainda pior! Uma nova geração surgiu, e então foi a vez da moda dos HD Remasters! Menos mudanças ainda são necessárias nesse caso. Na realidade mal da pra ver diferença. E é uma puta sacanagem pois ele querem que você compre de novo o mesmo jogo que comprou a poucos anos atrás e que você não pode jogar no seu novo console por que eles abandonaram a retrocompatibilidade. Mas o pulo de geração nem foi tão grande, nem tem tanta diferença assim entre os jogos de PS3 e PS4! Não como houve do PS2 para o PS3. A Sony como atual lider no mercado forçou a mão com o serviço PSNow, basicamente cobrando pela retrocompatibilidade. Eis que então vemos a Microsoft surgir como grande salvadora da retrocompatibilidade, quando na verdade, fora ela mesma que a descartou no passado. Não que haja um certo ou errado aqui, mas que bom que a retrocompatibilidade está sendo trazida de volta a relevância, pois ela é muito relevante para os futuros consoles.


O que esperar?


Acho que podemos dizer sem medo que os consoles futuros terão retrocompatibilidade para com, pelo menos, uma geração anterior. Digo isso por que a retrocompatibilidade sempre esteve aí, sempre foi importante e mesmo a Microsoft que a descartava de cara está agora resgatando-a. E no caso a Sony realmente só a deixou por conta da arquitetura complexa do PS3. Ninguém quer mais saber do inferno que era desenvolver pra esse sistema complexo. Por conta disso podemos afirmar com segurança que o PS4 nunca rodará jogos de PS3 nativamente. Mas o PS4 já tem uma arquitetura mais comum e aposto que o PS5 será não apenas retrocompatível, mas também foward-compatible, termo que a própria Sony já começou a usar com o PS4 Pro.



Se as empresas querem mesmo forçar a mão de uma nova geração tão cedo, é bom considerar incluir as pessoas que não queiram dar tal salto tão cedo. Muito tem se falado de gerações dentro da geração, de um modelo de atualização querendo se espelhar nos Iphones. Eu realmente espero que seja cada vez mais assim, de forma inclusiva. Você não precisa do modelo mais novo pra rodar os jogos que quer. Se aproximando mais dos PCs você vai poder jogar com set-ups menos ou mais ideais. Quer dizer se considerarmos o que é melhor para os consumidores, o que não é necessariamente no que as empresas estão pensando. Pode ser que eles queiram simplesmente forçar a nova geração, abandonando a atual, se esse for o caso, vou te falar que não vai rolar suave não.

Nenhum comentário:

Postar um comentário